Minha Relação com a Psicologia

Minha relação com a psicologia começou durante os últimos anos do ensino médio, quando percebi que minha habilidade em ouvir as pessoas poderia se desenvolver e se transformar uma ferramenta de trabalho.

Comecei atuando no departamento de recursos humanos de uma pequena empresa, realizando processos de seleção e recrutamento.  

Quando iniciei os estudos em Psicologia na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) em São Paulo, percebi o quão ampla é essa área e conheci as várias formas de atuação em psicologia. Com os estágios na clínica da faculdade, abrigos, escolas e brinquedotecas hospitalares, desenvolvi a escuta e raciocínio clínico. 

Após a graduação, me especializei em Psicologia Hospitalar para estudar sobre os aspectos emocionais que são evidenciados em uma pessoa durante o momento em que ela está hospitalizada. Tive contato com muitas pessoas internadas no hospital e também seus familiares, assim como com os profissionais envolvidos nos cuidados. Descobri que cuidar da saúde emocional é um fator importante para a saúde física, pois somos seres completos, seres biopsicossociais. 

Técnica de Trabalho

Atuando em psicologia clínica, utilizo a abordagem psicodinâmica. Esse olhar visa trabalhar as dificuldades de uma pessoa em suas relações interpessoais, explorando como o atual padrão de relacionamento dela pode estar sendo afetado por experiências anteriores. O material de trabalho é a história de vida e os relacionamentos da pessoa,  a forma com que ela enxerga e sente esses fatos. A palavra dinâmica se refere à construção da relação de fatos passados com fatos presentes, observando como atuam de forma simultânea na vida atual da pessoa. Incluindo também as reações e emoções que ela expressa no momento do atendimento.  

Os atendimentos são realizados de forma presencial em consultório localizado na cidade de Amsterdã ou através de encontros por meio virtual (para as pessoas com dificuldades de acesso ao consultório).  

O objetivo da primeira entrevista com o cliente é nos conhecermos. Também é possível esclarecer dúvidas, conversar sobre a técnica, sua indicação e duração do tratamento, visando encontrar a melhor forma de trabalho para cada pessoa. Muitas vezes a escolha da técnica depende da demanda que o cliente traz, por isso nas sessões de entrevista inicial analisamos juntos se essa técnica é favorável e positiva para a pessoa.

Formação Acadêmica e Experiência Profissional

Especialista em Psicologia Hospitalar pelo InCor-HCFMUSP – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo (2013). 

Graduada em Psicologia pela universidade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas, na cidade de São Paulo (2011). 

Construi a maior parte da minha experiência profissional em São Paulo no Brasil, realizando atendimentos psicológicos em consultório particular e em clínicas médicas. Assim como, fui professora em uma escola técnica, com aulas de Psicologia Aplicada, Redação e Metodologia de Pesquisa Científica. 

Em Amsterdã, nos Países Baixos, realizei atendimentos psicológicos para adultos e atualmente aprimoro meus conhecimentos teóricos em psicologia através de cursos e discussões em grupos.