Modalidades de Psicoterapia

Consiste no primeiro contato entre psicóloga e cliente. Será realizada a coleta de dados considerando a demanda psicológica, sintomas e evolução, o histórico de vida e familiar, histórico de sintomas e doenças, entre outras informações que forem importantes para o contexto. Essa entrevista será aplicada a todos os clientes, a partir dessa breve avaliação poderá ser planejado qual modalidade melhor se aplica para cada pessoa. A quantidade de sessões desse momento de entrevista varia entre uma a três, com 50 minutos cada, em datas diferentes. 

Consistem na escuta psicológica da demanda do cliente formulando-se uma intervenção que se limite à consulta, sem expectativa de sua continuidade em outra sessão. Em outras palavras, pessoas que querem conversar brevemente sobre questões pontuais e objetivas, entender essas questões e pensar em possibilidades para lidar com elas. Possui prazo definido e breve. Essa modalidade se aplica para situações em que a psicoterapia sem prazo definido não é necessária e nem essencial. A quantidade de sessões varia entre uma a três, com 50 minutos cada, em datas diferentes. 

Consiste em trabalhar as dificuldades nas relações interpessoais do cliente, explorando o funcionamento do seu atual padrão de relacionamento relacionado ao seu histórico de vida. A base de trabalho é a história de vida e os relacionamentos anteriores da pessoa, sua própria visão e percepção desses fatos, e suas reações e emoções expressas no momento do atendimento. Traz a ideia de autoconhecimento. Diante dessa abordagem, não há quantidade de sessões previamente delimitada. A evolução dos sintomas psicológicos apresentados inicialmente e o parecer do cliente, serão os aspectos que irão direcionar o prognóstico do tratamento. Cada sessão possui duração de 50 minutos, em datas diferentes, com frequência semanal ou quinzenal.